Portugal declara o sobreiro 'Árvore Nacional'

23-12-2011 16:50

22 de Dezembro, 2011

 

O país ganhou mais um símbolo nacional para além da bandeira e do hino. O sobreiro é desde esta quinta-feira a 'Árvore Nacional de Portugal', depois aprovado um projecto de resolução na Assembleia da República.

A iniciativa, conta o Público, nasceu de uma petição pública com 2.291 assinaturas lançada em Outubro de 2010 pelas associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza. Agora, a espécie alvo de protecção legal desde 2001 - insuficiente para evitar o abate da árvore devido a uma multiplicidade de excepções - ganha estatuto de símbolo nacional.
À aprovação do projecto do qual o deputado socialista Miguel Freitas é relator segue-se agora a criação de um logótipo simbólico e de uma plataforma de trabalho que une Estado, autarquias, entidades privadas e sociedade civil.
O sobreiro é uma árvore mediterrânica com mais de 60 milhões de anos, ocupa um quarto da superfície florestal portuguesa e é responsável por 10% das exportações nacionais.
Apesar destes números, o sobreiro também é considerado símbolo de nações como a Alemanha, a Estónia ou os Estados Unidos, e de diversas regiões e entidades sub-nacionais.

SOL