FACEBOOK : https://www.facebook.com/Arteecork-Miroma-474167036074102/timeline/ 

                     https://www.facebook.com/profile.php?id=100009361004315

 

Bem-vindos ao nosso Site

O espaço que se cria pretende servir, antes de mais, para promoção da cortiça e dos produtos alternativos que se podem obter com tal material nobre.

 

 

Presépio Miroma K1160117

 

 

Esculturas e trabalhos

 

Artistas com talento

 

O Mestre José Tanganho

Os Santo António do amigo José Tanganho (feitos em barro)

 

 

O Mestre Manuel Nunes

    Manuel Nunes é um artista que trabalhou toda a vida na indústria da cortiça e que encontrou como lóbi a construção de miniaturas de máquinas que pertencem ou pertenceram a este setor da indústria portuguesa. Para a construção das suas obras reutiliza materiais e faz questão que as máquinas funcionem.   

  

A Garlopa

 

A Topejadeira (alimentação manual)

 

Novamente numa visita ao mestre Nunes, pode-se verificar mais um conjunto de máquinas muito interessantes e bem feitas.

 

Topejadeira com moega 

 

Garlopas

 

Rabaneadeira

 

 

Broca a pedal

 

Tapete

 

 

 

Sabia que:

Antigamente, pequenos saca-rolhas serviam para abrir garrafas de tinta para canetas que eram tapadas com rolhas de cortiça?

Informação (Museu do saca rolhas)

 

A Cortiça na decoração e no revestimento
 

O convento dos frades capuchos de Santa Cruz em Sintra, conhecido como o convento da cortiça, No sec XVI usaram a cortiça como revestimento de tetos, paredes, portas e janelas, assim como em objectos ai existentes.

 

Moeda portuguesa de dois euros, comemorativa da Presidência portuguesa da União Europeia.

 

Desenho: Presidência portuguesa da União Europeia

 

Descrição: No núcleo da moeda figura um sobreiro (quercus suber). Por baixo dos ramos são exibidos, do lado esquerdo, o escudo português e, do lado direito, a palavra “PORTUGAL”, escrita em três linhas. Inscritos num arco de circunferência ao longo da parte inferior do núcleo da moeda e por baixo da árvore, veem-se a assinatura da artista (I. Vilar), o ano de emissão (2007), a insígnia da casa da moeda (INCM) e a legenda “PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DA UE”. Na coroa circular externa da moeda, figuram as 12 estrelas da União Europeia.

 

Volume de emissão: 2 milhões de moedas

 Data de emissão: julho de 2007

 

Sobreiro

O imponente Sobreiro
É motivo de cobiça
Seu habitat é o montado
Onde se extrai a cortiça

O Sobreiro é especial
Árvore de grande nobreza
Um símbolo de Portugal
Que gera grande riqueza.

                       Poema - Helder Santos 2012

 

 "O tamanho de um copo é importante, influenciando a qualidade e intensidade dos aromas" disse sublinhando que cada copo deve ser cheio até apenas um terço da sua altura de cada vez.

"Vinhos tintos pedem copos maiores, vinhos brancos copos médios, enquanto as aguardentes pedem copos menores para enfatizar a fruta e não o álcool".

" Sou um tradicionalista, gosto da rolha de cortiça, acho que é o melhor vedante para o vinho porque lhe dá a possibilidade de respirar"

Georg Riedel - DN Ciência

Uma saca corespondia a 4320 rolhas ou quadros de cortiça, uma grosa correspondia a 144 , assim sendo uma saca correspondia a 30 grosas. De salientar que um trabalhador levava cerca de 17 horas para produzir uma saca de rolhas.

"Segundo dados da AFN, que tem no seu portal a lista de «Árvores de interesse Público» o sobreiro é a especie mais classificada, com 42 exemplares."
"Um deles é o de Águas de Moura, Palmela, considerado o mais produtivo do mundo: dá cortiça suficiente para o fabrico de cem mil rolhas, 25 vezes mais a quantidade normal fornecida por um sobreiro."

DN Ciência

 

"Na Tapada Nacional de Mafra existe um sobreiro que é o maior do mundo, nunca foi descortiçado, mantendo ainda o seu revestimento original."

 

Jovem pescador na praia

"- Alguém ainda se lembra de nas praias concessionadas (de antigamente) haver uma bóia de cortiça pendurada nos postes de madeira, com uma longa corda, para socorro aos banhistas , posta pelo Instituto de Socorros a Náufragos?"

 

Vila do Bispo - fotos antigas